Este blog é destinado aos alunos que queiram conhecer mais sobre os livros que leem, contendo sinopses, autores, e dicas de livros pra o desenvolvimento da leitura.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Clássicos da Literatura infantil
Mesmo com a chegada do universo dos videogames, computadores e instrumentos tecnológicos específicos para crianças ainda permanece o interesse pelos clássicos da Literatura infantil , que povoam os passatempos infantis há milhares de séculos. O conceito Literatura infantil ainda é recente, tendo seu movimento de expansão a partir do século XVIII. Entretanto, contos, lendas, fábulas e histórias de cenários.
Charles Perraut
Um dos principais autores do universo infantil, assina versões de contos clássicos como O Gato de Botas, A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Pequeno Polegar. Tais narrativas já assumiram vertentes distintas e podem ser encontradas com elementos diversos de acordo com a cultura na qual se manifestam, sendo adaptadas a inúmeras versões.
Irmãos Grimm
Seus famosos Contos de Fadas dos também fazem parte das opções de obras de Literatura infantil mais procuradas por todo o mundo. Dessa compilação fazem parte A Gata Borralheira, volume que recebeu mais de 300 versões por todo o mundo, Branca de Neve, Os Músicos de Bremem, João e Maria, entre outros.
Literatura Nacional
Por sua vez, a literatura nacional também possui seus clássicos infantis. O maior representante desta categoria, Monteiro Lobato, um dos grandes nomes de nossa Literatura, é o criador de obras eternas como Sitio do Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho e o Minotauro, entre diversos outros títulos. Além dele, outros escritores também assinam clássicos da Literatura infantil, como Ziraldo e seu Menino Maluquinho e Este Mundo é uma Bola, entre outros livros, e Ana Maria Machado com suas obras A Grande Aventura de Maria Fumaça e o Natal de Manuel.
Não podemos deixar de citar autores como Esopo, criador de estórias como A Tartaruga e a Lebre; e Andersen, criador do clássico O Patinho Feio.
Fonte: Portal Zun
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário